Você já se perguntou quem elabora o briefing e como ele é fundamental para o sucesso de um projeto ou campanha? O briefing, ou documento de instruções, é uma ferramenta essencial na comunicação entre clientes e profissionais de diversas áreas, como publicidade, design e marketing. Mas afinal, como é realizado o briefing e quem deve utilizá-lo? Neste artigo, responderemos a estas e outras perguntas comuns sobre o processo de elaboração e a importância dessa etapa crucial para o desenvolvimento de um projeto.
O briefing de uma empresa é um documento que contém informações detalhadas sobre um projeto, campanha ou evento. Nele, são descritos objetivos, público-alvo, prazos, orçamento e demais diretrizes que devem ser seguidas pelos profissionais responsáveis pela execução. Mas quais são as etapas do briefing e quem é o responsável por sua elaboração? Ao longo deste artigo, vamos explorar o passo a passo para criar um briefing completo e eficiente, bem como os diferentes tipos de briefing e dicas práticas para desenvolvê-lo da melhor forma possível.
Se você tem dúvidas sobre como fazer um brief ou o que pedir em um briefing, este artigo é para você. Vamos abordar desde a estrutura básica de um briefing até dicas avançadas para torná-lo mais eficiente e assertivo. Além disso, discutiremos o que deve ser evitado na confecção do briefing e o que fazer após sua entrega. Não perca as respostas para essas e outras perguntas importantes sobre o processo de elaboração de um briefing e como ele pode impactar diretamente nos resultados de um projeto.
Como é realizado o briefing?
- Apresentar um histórico da empresa;
- Elencar quais são os públicos consumidores;
- Identificar as empresas concorrentes direta e indiretamente;
- Boas práticas que podem ser adotadas;
- Informações de caráter estratégico;
- Detalhamento do modelo de comunicação;
- Metas e objetivos primários e secundários;
Quem usa briefing?
Modelo de Briefing em Publicidade e Marketing: Este modelo é amplamente utilizado por agências de publicidade e profissionais de marketing. Ele se concentra em detalhar os objetivos da campanha, o público-alvo, a mensagem-chave, os canais de comunicação a serem usados e o orçamento disponível.
O que é briefing de uma empresa?
Indo direto ao ponto, o briefing é um documento que servirá como um guia para a execução de um projeto. Ele contém uma série de informações como: dados sobre a empresa, o mercado em que ela atua, o público ao qual ela se direciona e os seus objetivos com o projeto.
Quais são as etapas do briefing?
- Defina os objetivos e metas. A primeira etapa do processo de planejamento de um
- briefing
- de sucesso é definir os objetivos e metas do projeto.
- Identifique a persona.
- Defina as estratégias.
- Defina prazos e orçamento disponível.
- Colete informações relevantes.
- Redija o
- briefing
- .
- Revise.
Quem faz o briefing?
Quem é responsável pelo briefing? E cabe ao empresário, sócio, diretor, gerente ou o responsável pela comunicação da empresa responder as melhores perguntas. Mas não apenas a esse profissional dentro da empresa. Cabe, também, à agência produzir esse documento em parceria com a marca.
Qual o roteiro de um briefing?
- 1 – Produto/serviço.
- 2 – Público-alvo.
- 3 – Mercado.
- 4 – Concorrência.
- 5 – Objetivos.
- 6 – Estratégias de comunicação e veiculação.
- 7 – Orçamento.
- 8 – Cronograma.
O que não deve ser feito na confecção do briefing?
- 2 –
- Não
- seja apenas um “escrivão”
- 3 –
- Não
- leve para o lado pessoal.
- 4 –
- Não
- se prenda à contagem de palavras.
- 5 –
- Não
- perca o foco.
Quanto custa um briefing?
Agências, por sua vez, cobram mais do que isso por texto, porque incluem o briefing aprovado pelo cliente, um estudo de palavras-chave e elaboração de um calendário editorial. Portanto, o valor para um conteúdo de blog pode flutuar entre entre R$300 e R$650 por texto.
Como montar um briefing completo?
- Determinar o objetivo do projeto. Antes de começar a elaborar o
- briefing
- , é crucial entender o objetivo do projeto.
- Descrever o público-alvo.
- Fornecer as diretrizes criativas.
- Informar os requisitos técnicos.
- Esclareça os recursos disponíveis.
- Marcar prazos de entrega.
- Revisar o
- briefing
- .
Quais são os tipos de briefing?
- Briefing
- para blog posts;
- Briefing
- para peças de mídias sociais;
- Briefings
- para e-books e materiais ricos;
- Briefings
- para peças esporádicas, não padronizadas.
Como fazer um brief?
Um brief deve incluir somente os objetivos, o cronograma, a programação, o público-alvo e o escopo do projeto, e servir como um documento mais sucinto que os participantes de alto nível possam ler e que os membros da equipe do projeto possam consultar regularmente.
Como desenvolver o briefing?
- Escolha os colaboradores certos.
- Verifique se o cliente possui um portfólio.
- Organize os encontros com os clientes no modelo de
- briefing
- .
- Valorize a objetividade no modelo de
- briefing
- .
- Narre sobre o Histórico da Empresa.
Como substituir a palavra briefing?
41 sinônimos de briefing para 4 sentidos da palavra briefing: Resumo: 1 apanhado, bosquejo, breviário, compêndio, condensação, ementa, epítome, extrato, recopilação, ressunta, sinopse, síntese, sintomia, suma, sumário, súmula.
O que pedir em um briefing?
- Quem é a empresa?
- Qual é o propósito do cliente?
- Quais os objetivos do projeto?
- Qual é o público-alvo?
- Quais empresas são concorrentes?
- Quais serão as ações de marketing executadas?
- Como medir se o objetivo foi alcançado?
Como fazer um briefing eficiente?
- 1 – Defina os objetivos.
- 2 – Reúna os dados da empresa.
- 3 – Criar um roteiro personalizado.
- 4 – Conheça o público-alvo.
- 5 – Dados sobre o produto.
- 6 – Informações sobre o mercado.
- 7 – Dados sobre a concorrência.
- 8 – Busque referências.
O que vem depois do briefing?
O que vem depois do briefing? Brainstorm. Após a aprovação do briefing é hora de colocar as ideias na mesa.
Como entregar um briefing?
- Um histórico da empresa/assunto abordado. Pegue todas as informações possíveis, em forma de história mesmo.
- Público alvo.
- Objetivos.
- Defina a mensagem central.
- Encontre um diferencial para a apresentação.
- Orçamento.
- Prazos e Cronograma.
Como montar um briefing de post?
- Histórico da empresa.
- Objetivo da marca.
- Status e oportunidades do mercado.
- Público-alvo.
- Produtos ou serviços da empresa.
- Imagem da marca.
- Canais de comunicação e vendas.
- Identidade visual.
Como montar o briefing de um evento?
- Agrupar todas as informações do
- evento
- .
- Conhecer os setores e pessoas envolvidas no
- evento
- .
- Identificar todas as ações a serem realizadas.
- Adicionar detalhes sobre as ações envolvidas no
- evento
- .
- Definir o orçamento.
- Objetivos.
- Público-alvo.
- Informações gerais.
Quanto custa fazer um briefing?
Quanto custa fazer um briefing? Agências, por sua vez, cobram mais do que isso por texto, porque incluem o briefing aprovado pelo cliente, um estudo de palavras-chave e elaboração de um calendário editorial. Portanto, o valor para um conteúdo de blog pode flutuar entre entre R$300 e R$650 por texto.