Quais são as quatro etapas de como realizar a proposta de valor de um negócio?
- 1 – Conheça seu público-alvo.
- 2 – Conheça seus concorrentes.
- 3 – Determine o principal benefício do seu produto.
- 4 – Opte por uma linguagem clara e objetiva.
No marketing tradicional eram trabalhados conceitos chamados de 4 Ps, que eram basicamente, Produto, Preço, Ponto de Venda e Promoção. Esse modelo consistia em fazer uma pesquisa de mercado e descobrir os desejos e necessidades dos consumidores e só a partir dessa análise desenvolver o produto.[2]
Como deve ser uma boa proposta de valor A proposta de valor deve ser algo objetivo e fácil de ser entendido pelo consumidor. Dessa forma, é preciso destacar os benefícios reais do produto ou serviço e levantar em quais campos de atuação ele se diferencia dos concorrentes para atender ao problema do cliente.[3]
A proposta de valor precisa ser totalmente honesta. É fundamental ter sinceridade e objetividade. Ao perceber esse ponto, o público-alvo se sentirá mais seguro e entenderá que pode esperar exatamente o que foi descrito na proposta de valor. E isso aumentará a aceitação e a aproximação da sua empresa com os clientes.[4]
De um lado, os 4 Cs destacam a importância de: Entender quem é seu cliente e o que você pode fazer por ele. Considerar o custo total envolvido na compra e uso do produto. Oferecer soluções convenientes.[5]
Dentro do conceito dos 4 Ps do marketing, preço é a estratégia traçada para definir o posicionamento e a proposta de valor ofertada pelo produto. É a maneira como o produto ou serviço estará posicionado na mente do consumidor. É o mercado que define o preço, mas é o cliente quem define o quanto está disposto a pagar.[6]
Os 4 Ps do Marketing, também conhecidos como Mix de Marketing ou Composto de Marketing, são os 4 elementos básicos que compõem qualquer estratégia de marketing para alcançar um público: Preço, Praça, Produto e Promoção.[7]
Os 4Ps resumem o conceito básico dos pilares da estratégia de marketing: preço, produto, praça e promoção.[8]
A proposta de valor é o motivo para os consumidores comprarem seus produtos ou serviços. Mas, você não deve pensar que vende, apenas, itens. Pense nas vantagens, nos benefícios, no que que o seu negócio pode trazer de novo para o seu cliente. Parte da sua estratégia pode estar presente na sua proposta de valor.[11]
Os 4 Ps do marketing (Mix de Marketing ou Composto de Marketing) são um conjunto de fatores que uma empresa pode aproveitar para realizar estratégias que a ajudem a obter resultados positivos nas vendas. A definição de cada um dos 4 Ps é: produto, preço, praça e promoção.[13]
O conceito dos 4P’s do marketing, também chamado de Mix de Marketing, almeja resumir os quatro elementos básicos que integram a estratégia de marketing da sua empresa. Esses elementos são: Produto, Preço, Praça e Promoção.[14]
Os 4 Ps representam os pilares de qualquer estratégia de marketing: preço, praça, produto e promoção! São considerados pilares, pois representam as variáveis que influenciam no sucesso de estratégias e ações da área.[15]
Utilize os 4 Cs Os 4 Cs é uma sigla que contempla 4 níveis diferentes de processo: conformidade, clarificação, cultura e conexão. Com eles, será mais prático guiar o processo, além de trazer maior clareza para a integração.[16]
O que são os 4Ps do Marketing? Os 4Ps do Marketing (também conhecido como composto ou mix do Marketing) são um conjunto de fatores utilizados para apresentar uma oferta ao público-alvo. O objetivo é criar a melhor experiência possível para os clientes, ao mesmo tempo em que a empresa atinge as suas metas na área.[17]
Os 4 Ps reúnem apenas produtos, preço, praça e promoção. Já os 8 Ps reúnem esses e ainda pessoas, processos, posicionamento e performance. Esses novos termos entram como uma demanda, que tem como propósito se preocupar com a experiência do cliente — as vontades e desejos do cliente — e não só com o produto.[18]
Os principais benefícios do marketing digital são gerar visibilidade, criar relacionamentos com o público e, claro, fazer novas oportunidades de negócio. Os 5 pilares que devem ser seguidos são: posicionamento, conteúdo, tráfego qualificado, relacionamento e monitoramento.[19]
Atualmente, as principais estratégias de marketing disponíveis são: outbound marketing; inbound marketing; marketing digital; marketing de Relacionamento; marketing de produto; e endomarketing. Nem todas as estratégias são ideais ou devem ser aplicadas na sua empresa.[20]