Receber feedbacks faz parte do processo de aprendizado e crescimento pessoal e profissional. Saber lidar com feedbacks bons e ruins é essencial para aproveitar ao máximo as oportunidades de melhoria que eles oferecem. Muitas vezes, nos sentimos desconfortáveis ou até mesmo ameaçados ao receber críticas, mas é importante lembrar que elas são uma forma de nos ajudar a evoluir.
Ao lidar com feedbacks, é fundamental manter a mente aberta e receptiva. Em vez de reagir defensivamente, é importante ouvir atentamente o que está sendo dito e tentar entender a perspectiva da pessoa que está fazendo o feedback. Lembre-se de que críticas construtivas podem ser extremamente valiosas para o seu crescimento pessoal e profissional. Neste artigo, abordaremos algumas perguntas comuns sobre como lidar com feedbacks bons e ruins e forneceremos respostas úteis para ajudá-lo a enfrentar essas situações de forma mais tranquila e produtiva.
Como lidar com feedbacks ruins?
- Ouça o
- feedback
- negativo com atenção. Esse é o momento de ouvir mais do que falar.
- Peça exemplos de situações específicas.
- Evite ficar na defensiva.
- Nunca leve o
- feedback
- negativo para o lado pessoal.
- Se perdoe pelo erro e procure melhorar.
Como responder a um bom feedback?
- “Sua satisfação é nosso principal objetivo!
- “Estamos felizes em poder ajudar!
- “Adoramos saber que está satisfeito com nosso produto/serviço!
- “Obrigado pela preferência e confiança!
- “Adoramos a sua visita!
- “Estamos muito felizes com o seu
- feedback
- !
Como responder a feedbacks negativos?
- Mantenha a calma. Ao receber avaliações
- negativas
- , a primeira reação pode ser
- negativa
- .
- Analise a crítica.
- Dê uma explicação.
- Peça desculpas pelo transtorno.
- Ofereça uma solução.
- Agradeça ao cliente pelo comentário feito.
Como se comportar diante de um feedback?
- Ouça tudo com atenção.
- Tenha em mente que o
- feedback
- não é pessoal.
- Anote tudo o que for importante.
- O próprio desenvolvimento pessoal.
- Aspectos que podem melhorar.
- Valorização dos pontos fortes.
O que não se deve falar num feedback?
Cuidado ao pronunciar “nunca”, “sempre”, “pontos fracos”, “descuidado”, “descomprometido”. 7. Não elogie demais, nem critique demais.
Como você lida com feedbacks e críticas?
1 – Ouça o que a pessoa tem a falar. … 3 – Não se isole de quem forneceu o feedback. … 4 – Reflita sobre o que foi dito e reveja suas atitudes. … 5 – Lembre-se de tratar o feedback como crítica construtiva. …
Como responder um elogio de forma elegante?
Dizer algo como: “Obrigado! É bom saber que você pensa isso”, ou “Obrigado, fico feliz com o elogio”, é perfeitamente aceitável.
Como responder uma má avaliação?
- Sempre responda (e seja rápido) O ideal é sempre
- responder
- a qualquer crítica ou
- avaliação
- negativa.
- Personalize a resposta. A resposta deve ser autêntica e pessoal.
- Demonstre empatia.
- Seja simples e eficiente.
- Ofereça desconto, promoção ou reembolso.
Como responder a um feedback positivo?
Sempre que receber um feedback positivo, a primeira coisa que você deve fazer é agradecer. Essa é uma forma de retribuir o esforço que a pessoa dedicou para lhe enviar um elogio e trazer as suas percepções relacionadas aos aspectos que mandou bem.
Como agradecer feedback ruim?
- “Sinto muito que você se sinta assim.
- “Agradeço por trazer isso à nossa atenção.
- “Entendo sua frustração e peço desculpas pelo inconveniente.
- “Valorizamos sua opinião e estamos aqui para ajudar.
- “Peço desculpas pela sua experiência.
Como responder um comentário desnecessário?
- Desculpe-se. Boas desculpas são específicas – pedir somente “desculpas” como resposta a um parágrafo bem detalhado de críticas não vai resolver seu problema.
- Admita. Admita que o problema é válido.
- Pergunte.
- Agradeça.
Como conduzir um feedback negativo?
- Tenha uma conversa individual e objetiva.
- Ofereça a solução.
- Seja honesto e compreensivo.
- Não torne o
- feedback
- pessoal.
Como comentar um feedback recebido?
Para responder feedbacks de clientes é preciso seguir algumas boas práticas, sendo elas: chame-o pelo nome, agradeça o comentário, seja breve na resposta, seja cordial, incentive uma ação, ofereça atendimento adequado em caso de problemas com o produto ou serviço e personalize suas respostas para cada ocasião: elogios, …
O que deve ser evitado no feedback?
- Evite
- ser
- muito vago!
- Evite
- ser
- muito vago!
- Não fale pelos outros!
- Não fale pelos outros!
- Não dê um
- feedback
- em público!
- Não dê um
- feedback
- em público!
- Deixe as informações irrelevantes de fora!
- Deixe as informações irrelevantes de fora!
O que não fazer ao receber um feedback?
- Dizer “
- não
- ” balançando a cabeça.
- Rebater e interromper a fala da outra pessoa.
- Dizer “
- não
- foi minha culpa”
- Se afastar de quem deu o
- feedback
- .
Como agir no feedback?
Analisar a situação e as informações que estão sendo passadas. Reflita sobre o que foi dito na conversa e o que levou o outro a determinada percepção. Não é preciso reagir de imediato a uma crítica. É preciso tempo para entender e assimilar o que foi dito.
Como responder a um feedback negativo do chefe?
- Faça uma auto-reflexão. Peça ao seu gerente uma cópia da avaliação para que você possa ler o
- feedback
- com atenção antes de
- responder
- .
- Avalie o contexto.
- Se o
- feedback
- for impreciso, discorde educadamente.
- Descubra se a situação pode ser resolvida.
- Saiba quando é hora de partir.
Como dar um feedback sem ofender?
- Prepare-se antes.
- Escreva um roteiro.
- Quebre o gelo.
- Apresente um resumo sobre o que vai falar.
- Seja totalmente sincero e leal.
- Comece pelos pontos fortes.
- Traga exemplos reais de bom desempenho.
- Mostre os pontos fracos.
Como lidar com pessoas que te criticam?
- Destrutiva.
- Construtiva.
- 1- Não leve para o lado pessoal.
- 2- Análise a crítica.
- 3- Reserve um tempo para falar sobre o problema.
- 4- Seja assertivo.
- 5- Seja agradecido e humilde.
Como ignorar comentários negativos?
- Relacione a
- crítica
- à sua atitude, não a você
- Filtre os comentários que escutar.
- Prefira ficar brava e não triste com os comentários.
- Valorize a sua opinião, não supervalorize a opinião alheia.