O que trata o CPC 48?

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é responsável por regulamentar as práticas contábeis no Brasil, buscando promover a transparência e a confiabilidade das informações financeiras das empresas. Dentre os diversos pronunciamentos emitidos pelo CPC, o CPC 48 se destaca por tratar dos instrumentos financeiros e estabelecer critérios para a sua mensuração e divulgação nas demonstrações contábeis das entidades.

É fundamental compreender o objetivo do CPC 48 para garantir o correto tratamento dos instrumentos financeiros, como ações, títulos de renda fixa, derivativos, entre outros. Por meio desse pronunciamento, as empresas são orientadas sobre como avaliar e classificar esses ativos, bem como divulgar informações relevantes para os usuários das demonstrações financeiras. Ao entender os princípios estabelecidos pelo CPC 48, as organizações podem garantir a conformidade com as normas contábeis vigentes e fornecer dados precisos e confiáveis sobre sua situação financeira.

Neste artigo, abordaremos questões comuns relacionadas ao CPC 48, como os tipos de mensuração de ativos financeiros, exemplos de instrumentos financeiros, objetivos das operações envolvendo esses ativos, entre outros temas relevantes. Vamos explorar de forma clara e objetiva o que trata esse pronunciamento contábil e como ele impacta a contabilidade das empresas no Brasil. Prepare-se para esclarecer suas dúvidas e aprofundar seus conhecimentos sobre o CPC 48 e seus desdobramentos na prática contábil.

O que trata o CPC 48?

1.1 O objetivo deste pronunciamento é estabelecer princípios para os relatórios financeiros de ativos financeiros e passivos financeiros que devem apresentar informações pertinentes e úteis aos usuários de demonstrações contábeis para a sua avaliação dos valores, época e incerteza dos fluxos de caixa futuros da …

Solicitação de remoção Veja a resposta completa em antigo.cvm.gov.br

Qual é o CPC que regulamenta os instrumentos financeiros?

CPC 48 – Instrumentos Financeiros.

Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www.cpc.org.br

Qual o objetivo do CPC 40?

O Pronunciamento Técnico CPC 40 requer que as entidades apresentem evidenciações em suas demonstrações financeiras que permitam que os usuários avaliem a significância dos instrumentos financeiros para a posição patrimonial e performance da entidade; a natureza e a extensão dos riscos oriundos de instrumentos …

Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www.gov.br

Quais são os tipos de mensuração de ativos financeiros?

Mensuração Subsequente para Ativos Financeiros Após o reconhecimento inicial, a entidade deve mensurar o ativo financeiro: ao custo amortizado; ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes; ou. ao valor justo por meio do resultado.

Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www.estrategiaconcursos.com.br

Qual o objetivo do CPC 46?

1. O objetivo deste Pronunciamento é: (a) definir valor justo; (b) estabelecer em um único Pronunciamento a estrutura para a mensuração do valor justo; e (c) estabelecer divulgações sobre mensurações do valor justo. 2. O valor justo é uma mensuração baseada em mercado e não uma mensuração específica da entidade.

Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conteudo.cvm.gov.br

Qual objetivo do CPC 47?

O objetivo deste pronunciamento é estabelecer os princípios que a entidade deve aplicar para apresentar informações úteis aos usuários de demonstrações contábeis sobre a natureza, o valor, a época e a incerteza de receitas e fluxos de caixa provenientes de contrato com cliente.

Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cfc.org.br

Qual o principal objetivo do CPC?

Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o CPC tem como objetivo “o estudo, o preparo e a emissão de documentos técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu …

Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www.cpc.org.br

Quais são os objetivos das operações envolvendo instrumentos financeiros?

Uso dos instrumentos financeiros derivativos A contratação do derivativo tem como objetivo de eliminar ou reduzir significativamente o risco financeiro decorrente da volatilidade do preço ou do valor justo do item coberto, que é objeto de hedge e que está sendo protegido pelo derivativo.

Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www.cesarramos.com.br

São exemplos de instrumentos financeiros?

  • Empréstimos;
  • Títulos privados;
  • Títulos empresariais;
  • Títulos de dívida;
  • Ações de uma empresa;
  • Derivativos.

Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www.topinvest.com.br

O que é a CPC 48?

As orientações apresentadas no CPC 48 Instrumentos Financeiros (IFRS 9) têm como principal objetivo auxiliar as entidades quanto à divulgação das informações, para que os usuários das demonstrações contábeis possam avaliar os impactos no resultado da empresa e os riscos inerentes às operações financeiras.

Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www.athros.com.br

O que é um instrumento financeiro CPC?

Instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um ativo financeiro para a entidade e a um passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.

Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conteudo.cvm.gov.br

São exemplos de ativos financeiros?

Os principais exemplos de ativos financeiros são Tesouro Direto, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA), Letra de Câmbio (LC), entre outros. Há também os de renda variável, como Ações, Fundos de Investimento e Exchange Traded Funds (ETFs).

Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www.remessaonline.com.br

Qual é o objetivo do CPC 18?

O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer a contabilização de investimentos em coligadas e em controladas e definir os requisitos para a aplicação do método da equivalência patrimonial quando da contabilização de investimentos em coligadas, em controladas e em empreendimentos controlados em conjunto (joint ventures …

Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conteudo.cvm.gov.br

Qual o principal objetivo do CPC 26?

1. O objetivo deste Pronunciamento Técnico é definir a base para a apresentação das demonstrações contábeis, para assegurar a comparabilidade tanto com as demonstrações contábeis de períodos anteriores da mesma entidade quanto com as demonstrações contábeis de outras entidades.

Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conteudo.cvm.gov.br

O que é o CPC 46?

DEFINIÇÃO NO CPC 46 O CPC 46 traz a seguinte definição de valor justo: 9. Este Pronunciamento define valor justo como o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração.

Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www.estrategiaconcursos.com.br

Qual o objetivo do CPC 32?

O objetivo do CPC 32 é estabelecer o tratamento contábil para os tributos sobre o lucro.

Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www.estrategiaconcursos.com.br

O que mudou com o CPC 47?

Outra mudança significativa é que bens ou serviços agregados, mas que sejam distintos, devem ser reconhecidos separadamente. O novo pronunciamento divide o reconhecimento em cinco etapas que pode ter facilitado a avaliação que as empresas precisaram fazer para se adequar ao CPC 47.

Solicitação de remoção Veja a resposta completa em congressousp.fipecafi.org

Qual o objetivo do CPC 29?

O CPC 29 estabelece o tratamento contábil para os ativos biológicos durante o período de crescimento, degeneração, produção e procriação. Ele requer a contabilização pelo valor justo menos as despesas de vender, desde o reconhecimento inicial, exceto quando o valor justo não estiver disponível.

Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conteudo.cvm.gov.br

O que são instrumentos financeiros Segundo o CPC 48?

Esses são aqueles ativos gerenciados para realizar fluxos de caixa por meio do recebimento de pagamentos contratuais ao longo da vida do instrumento. Modelo de negócios cujo objetivo é atingido, tanto pelo recebimento de fluxos de caixa contratuais, quanto pela venda de ativos financeiros.

Solicitação de remoção Veja a resposta completa em site.irko.com.br

Quais são os seus objetivos financeiros?

O que é um objetivo financeiro? O objetivo financeiro é toda aquela meta que você deseja conquistar e que envolve dinheiro para isso. É uma espécie de norte que orienta para que e como deve ser a sua estratégia de investimento.

Solicitação de remoção Veja a resposta completa em launchpad-br.ripio.com