Você já se perguntou se pode trocar um produto depois de usado? Essa é uma dúvida comum entre os consumidores, que muitas vezes se veem com um item que não atende às suas expectativas. Neste artigo, vamos abordar algumas questões importantes relacionadas a trocas e devoluções de produtos usados, esclarecendo quando é possível efetuar a troca, quais são os direitos do consumidor e em que situações a loja não é obrigada a realizar a troca.
Muitas pessoas se questionam se pode devolver produto depois de usar ou se há um prazo específico para realizar a troca. Além disso, surgem dúvidas sobre a possibilidade de trocar roupas usadas ou exigir um produto novo em caso de insatisfação. Este artigo visa esclarecer essas questões de forma clara e direta, fornecendo informações úteis para quem se encontra nessa situação.
Ao longo do texto, abordaremos várias perguntas comuns sobre trocas de produtos usados, como pode trocar produto depois de aberto e quando o cliente não tem direito à troca. Se você está em busca de respostas claras e precisas sobre esse assunto, continue lendo para obter informações importantes que podem ajudá-lo a entender seus direitos como consumidor.
Pode trocar um produto usado?
O artigo 18 do CDC dispõe que caso o produto apresentar vício ou defeito que lhe torne impróprio/inadequado ao uso, ou que lhe diminua o valor, o fornecedor é obrigado a sanar/reparar o defeito no prazo máximo de 30 dias.
Pode devolver produto depois de usar?
O artigo 26 ainda determina que o período para reclamar dos vícios aparentes é de: 30 dias, quando for um produto ou um serviço não durável, como é o caso de alimentos, bebidas, tintas e outras mercadorias de consumo imediato; 90 dias, se o produto ou o serviço for durável, como eletrodomésticos e veículos.
Quando não posso trocar um produto?
Se o defeito for aparente, a legislação determina o prazo de 30 dias para que o consumidor possa pedir a substituição, caso o produto seja um bem não durável, como alimentos e produtos de beleza. Se for um bem durável, como um eletrodoméstico, um eletroeletrônico, o prazo é de 90 dias.
Quando o consumidor tem direito de troca?
Ao comprar fora do estabelecimento comercial (site, redes sociais e aplicativos de mensagens, por exemplo), o consumidor tem o prazo de sete dias, a contar do recebimento do produto, para exercer seu direito de arrependimento, ou seja, de simplesmente desistir da compra.
Quando a loja não é obrigada a trocar?
Ao contrário do que grande parte das pessoas pensam, as lojas não são obrigadas a trocar um produto, comprado ou recebido como presente, porque a pessoa não gostou, por causa do tamanho que não deu, ou pela cor que não agradou.
Qual o prazo de devolução de um produto usado?
O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Parágrafo único.
Pode trocar roupa depois de usar?
De acordo com o artigo 26 do CDC, quando o defeito é aparente, o prazo para reclamação é de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da data da compra. Se o vício for oculto, os prazos são os mesmos, mas começam a valer no momento em que o defeito é detectado pelo consumidor.
Quando posso exigir um produto novo?
QUAL O PRAZO QUE O CONSUMIDOR TEM PARA RECLAMAR DO VÍCIO DO PRODUTO OU EXECUÇÃO DE SERVIÇO? O consumidor poderá reclamar dos vícios aparentes ou de fácil constatação em 30 (trinta) dias no caso de produtos ou serviços não duráveis, e em 90 (noventa) dias para produtos ou serviços duráveis.
É possível devolver um produto usado?
As lojas costumam permitir que o comprador devolva ou troque sua mercadoria, ainda que ela não tenha nenhum defeito ou avaria. Nesse caso, o estabelecimento oferece um “agrado”. A única obrigatoriedade acontece quando o produto apresenta vícios ou problemas. É o que dizem os artigos 18 e 26 do CDC.
Como funciona a troca de um produto?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a empresa fornecedora deve consertar os defeitos dentro do prazo de 30 dias. Caso isso não seja possível, o consumidor pode escolher entre a troca do produto por outro igual, a devolução do dinheiro ou o abatimento proporcional do preço em caso de outro semelhante.
Pode trocar produto depois de aberto?
O direito de arrependimento do consumidor de acordo com o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor pode ser exercido no prazo de 7 dias após o recebimento do produto ou do início da prestação do serviço.
Quando o cliente não tem direito à troca?
As lojas também não são obrigadas a substituir o produto se o problema for o gosto pela cor ou por não caber. A obrigação é apenas em caso de defeito. Também é preciso ficar atento a mais um ponto: se o consumidor foi informado que o produto tinha um defeito no ato da compra, não há direito à troca.
Qual o prazo que a loja tem para trocar um produto?
De 30 dias para produtos não duráveis, ou seja, aqueles que se consomem com o uso, tais como produtos alimentares, vestuários; e de 90 dias para produtos duráveis – ou seja, aqueles com maior durabilidade, como eletrodomésticos, veículos automotores e móveis.
Quando o cliente estiver insatisfeito com o produto pode Devolvê-lo?
Se você se arrepender da aquisição por não gostar da cor, modelo ou tamanho do produto, pode fazer a devolução de acordo com as diretrizes do art. 49 do CDC. Vale lembrar que o prazo é de 7 dias e o produto não pode apresentar vício ou avarias causadas por mau uso.
Quando tenho direito de devolver um produto?
Em verdade, você, como cliente, só terá direito à devolução do dinheiro se o produto apresentar defeito e se o problema não for resolvido em até 30 dias, conforme estabelece o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor.
Pode devolver o produto depois de usado?
No caso de uma peça de roupa que já foi usada, o direito de arrependimento e de troca não se aplica, pois o produto não está mais em condições de ser devolvido em perfeitas condições, conforme prevê a legislação.
Pode devolver roupa usada?
Isso significa que, se você comprou um item online e, por qualquer motivo, não estiver satisfeito com ele, tem o direito legal de devolvê-lo sem a necessidade de justificar a razão da devolução. Essa disposição visa a proteção dos consumidores e a garantia de uma experiência de compra segura e satisfatória.
Quando a loja é obrigada a trocar o produto?
No caso, por exemplo, de uma blusa, calça ou tênis que você ganhou, mas não gostou da cor, do tamanho ou simplesmente não serviu, o Código de Defesa do Consumidor diz que o lojista não é obrigado a efetuar a troca. Ela só será obrigatória nos casos em que o produto apresentar defeito.
Quem vende produto usado tem que dar garantia?
Produtos usados ou seminovos têm garantia. Assim dispõe o Código de Defesa do Consumidor, pois não faz nenhuma distinção entre o produto novo ou o usado e, portanto, o consumidor que comprar produto usado possui os mesmos direitos que teria se estivesse adquirindo um produto novo.
Quanto tempo posso trocar um produto sem defeito?
Cancelamento ou Troca de Produto sem Defeito 49 – Desistência em sete dias se a compra (ou contratação) tiver sido realizada fora do estabelecimento comercial. – art. 18 – Quando for constatado, em 90 dias, que o produto adquirido apresentou defeito e após 30 dias o fornecedor não conseguiu saná-lo. -art.